sexta-feira, 15 de abril de 2016

A ÚLTIMA CEIA NAS MÃOS DE ARTISTAS


A Arte é a mentira que nos faz conhecer a verdade. 
Fernando pessoa



A influência cristã na Europa, fez com que verdadeiros artistas demonstrassem suas habilidades, tanto na Arte Decorativa quanto na Pintura ao retratar o mais famoso jantar da história, “a Última Ceia”. Pelo menos 20 representações famosas entraram para a história propondo manter viva a narrativa neotestamentária do que também poderia ser chamado “o jantar da traição”. 

A páscoa era celebrada pelos judeus com um banquete de cordeiro, pães sem fermento e ervas-amargas. Nas representações o único elemento do cardápio fiel à narrativa é o pão, presente e visível em quase todas elas. Impressiona-me a forma como os artistas usavam de suas habilidades para transmitir algo mais do que a mensagem do Novo Testamento. Nomes como Duccio Di Buoninsegna, Leonardo Da Vincci, Jacopo Bossano, entre outros, usaram a temática para introduzir elementos críticos subliminares nas suas obras. 


MOSAICO DE SANTO APOLINÁRIO


Esta é a mais antiga representação da última ceia, trata-se de um Mosaico do século VI, e encontra-se na Basílica de Santo Apolinário Novo, Ravena, na Itália. Neste mosaico, os apóstolos estão dispostos em meio círculo, Jesus está à extremidade esquerda da mesa e, além dos pães, eles comerão peixes. Na Arte Decorativa, o mosaico tratava-se de uma composição de pedaços de pedras, cerâmica, vidros, e outros materiais similares e em cores diversas; unidos com gesso ganhavam formas geométricas ou figurativas, e foi muito difundida no império bizantino.  


DUCCIO DI BUONINSEGNA



Este foi um dos mais influentes e controversos artistas do final do final do século XIII e inicio do século XIV. Duccio era um pintor sienês considerado o inspirador da Escola de Siena marcada pelo estilo Ítalo-Gótico, e que apresentava clara influência do gótico bizantino e de seu mestre Cimabue. Duccio costumava usar a técnica chamada de “pão de ouro” em boa parte de suas obras; consistia em colocar fios de ouro batido nos detalhes que exigiam dourado, como também em produzir o dourado artificialmente para o mesmo fim. Ele foi bastante polêmico, fato que lhe custou várias multas. Recusou-se a prestar o serviço militar, travou conflitos religiosos, tendo sido chamado de bruxo algumas vezes. Nesta obra, nem todos os apóstolos têm auréolas sobre suas cabeças, possivelmente para não ocultar os elementos da mesa. Dois fatos, no entanto, ganham relevância na cena: primeiro, o pedaço de pão oferecido a Judas como indicativo da traição cometida pouco tempo depois (seguindo narrativa); segundo, um leitão usado na festa da páscoa em vez do cordeiro, uma verdadeira afronta ao contexto judaico do qual Jesus e os apóstolos faziam parte. Vemos aí uma crítica à religião oficial de sua época.   

LEONARDO DA VINCCI



Entre os grandes mestres, destaca-se Leonardo Da Vincci. Nesta pintura feita entre os anos de 1495-1497, os críticos encontram elementos bastante interessantes. Jesus foi colocado no centro da mesa, de forma que a moldura da porta sugerisse um quadro à parte. Ao seu lado direito encontra-se uma figura andrógena que alguns críticos dizem ser Tiago irmão de João, o próprio João, ou, quem sabe, Maria madalena. Os apóstolos discutem sobre quem seria o traidor anunciado em um futuro imediato, enquanto alguém empunha uma faca à esquerda da pintura. A pintura é uma das mais famosas do mundo, e foi dedicada ao Duque Ludovico Sfortza.  De dimensões medianas (460 x 880), utilizado a técnica  mista com predominância da têmpera e óleo sobre duas camadas de gesso aplicado sobre o reboco de uma das paredes do refeitório do convento de Santa Maria Delle Grazie, em Milão.  



JACOPO BASSANO



Bassano foi um grande pintor veneziano, renascentista de meados do século XVI. De estilo maneirista, foi um dos que também retratou a última ceia em 1542 com um estilo próprio e inovador. Bassano experimentou o jogo de contraste de luz e sombra, dedicando às suas obras sempre uma paisagem noturna com iluminação artificial. Esse tipo de pintura se tornou bastante popular e fizeram os seus trabalhos bastante valorizados. 

Na Última Ceia de Bassano, os personagens em momento de expectação após a ceia, parecem ter vida. É possível perceber músculos pelo jogo de sombra, e a figura andrógena presente no quadro de Da Vincci, parece receber caricias de Jesus que está de pé, enquanto ou demais discutem. Judas permanece com a faca, no entanto, há elementos não pensados por outros artistas antes dele. O autor colocou aminais de estimação no ambiente da ceia. Um cão deitado perto do lavatório de bronze, e um gato que surge no canto inferior direito. Também o cardápio da ceia é mais fiel ao momento festivo da páscoa; é possível ver a cabeça do cordeiro no prato sobre a mesa, taças com sobejos do vinho e alguns pedaços da sobra do pão.   

Como dito no inicio desta postagem, há ainda, bastante obras famosas da cena "A ÚLTIMA CEIA", por diversos artistas, nas mais diversas eras e elaboradas sob vários estilos. Falta-nos tempo e disposição para tratar aqui sobre todas elas; quem sabe no futuro. Como não era o objetivo deste post fazer um trabalho exaustivo sobre o tema, vos deixarei apenas com estas obras primas de nossa humanidade. Esta é apenas a primeira postagem de muitas que ainda virão, não se assustem se voltarmos a falar sobre alguns desses quadros ou autores novamente.  


Da Cruz






0 comentários: